quarta-feira, 18 de junho de 2008



Esta atividade realizo sempre na minha sala (com crianças de 4 e 5 anos), porém, pode ser trabalhado com qualquer faixa etária respeitando, claro, as características de cada idade!
Em início de ano e para exploração do próprio nome, utilizo sempre o nome de cada criança como cartela para o bingo. Após algum tempo:
Quem monta a cartela de bingo é a própria criança. Exemplo: hoje meu objetivo vai ser enfocar a letra e seu respectivo som. As crianças escolhem 10 letras (menos letras se for com crianças menores) do alfabeto móvel, uma letra diferente da outra e organiza-as da maneira como quiser, ou se preferir, leve as crianças no pátio e elas podem escrever as 10 letras escolhidas no chão com giz (do jeitinho delas)! Cada criança vai até a caixa de tapinhas de garrafa e pegam 10 para marcação do bingo (pode ser outro marcador, mas evite os pequenos como fejão, milho, conchas pequenas, pois podem ser colocadas em alguma parte do corpo, tornando o jogo perigoso) - detalhe importante: elas vão e pegam para si os 10 maracdores, a professora apenas media o processo de organização e auxilia "se" necessário. Esse processo de organização do bingo auxilia significativamente para que a criança se sinta segura e autônoma. Bom... hora de começar o bingo! O educador organiza em uma caixa ou em saco plástico o alfabeto completo e prepara um incentivo (balas, bombons, pirulitos, figurinhas e etc) para dar mais ânimo ao jogo, afinal de contas, quem não gosta de ganhar um incentivo legal depois de tanta dedicação rs! O educador começa a tirar as letras, explorando sempre som, palavras iniciadas com aquela letra e etc... as crianças vão marcando e aquelas que for completando o jogo já ganha o incentivo! Vale lembrar que nesse bingo todos ganham no final, pois todas as letras serão retiradas e exploradas pelo educador. (Esse jogo vale também para numerais, cores, formas geométricas, figuras entre outros)
Essa técnica tem grande valia e auxilia consideravelmente para fixação das letras e dos numerais pelas crianças! É uma ótima forma de explorar sons, formas geométricas, cores, quantidade... etc.!
Em turmas que já conseguem ler... o professor pode explorar as palavras de um texto, poema, história e etc... o professor seleciona as palavras que quer trabalhar nequele dia, expondo para as crianças em cartaz ou no próprio quadro! As crianças escolhem (ex.: 5 ou + palavras) as que farão parte de sua cartela e escreve (no sulfite) e separa os respectivos marcadores! O professor já com as palavras dentro de um saco plástico ou em uma caixa começa a cantar o bingo. Depois do jogo, cada criança pode procurar as palavras que escolheu num dicionário, formar outras frases e textos! Mais divertido não é mesmo?! Tenho certeza que suas aulas terão um gostinho de "quero mais"... as crianças vão amar!
E outra... elas aprenderão brincando e se divertindo que é o mais importante!

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei da sugestão, quando vc canta as letras, já vai dizendo palavras que comecem com essa letra???